Arquivo do blog

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

“Proporcionar a alegria a milhões de corintianos é indescritível”, diz Juninho

Uma vida dedicada ao futsal do Corinthians rendeu ao preparador físico Juninho duas importantes conquistas nesta temporada: A Liga Paulista (competição que já faturou em 2013 e 2015), e a inédita Liga Nacional de Futsal. Todas em 15 dias, sobre o mesmo adversário (Magnus Futsal) e no mesmo local, o Ginásio Wlamir Marques (Parque São Jorge).

Juninho foi promovido à equipe adulta em 2012 após acumular bons anos nas categorias menores e sub-20 do Timão, conquistando os principais títulos estaduais, nacionais e internacionais.  Juninho afirma que após a LNF, passa um filme pela cabeça:

“Cheguei ao clube em Julho de 2001, lembro como se fosse hoje. Trabalhei com o Lucas Chioro na gestão do Martinez, nas categorias Infantil e Infanto (atualmente sub-15 e sub-17). Ganhamos os dois Estaduais, o título mais importante da categoria à nível de Estado. Eu tinha uma satisfação enorme de entrar na ‘Federação’, tudo acontecia lá, era maravilhoso, que época boa. Foram mais três anos e conquistamos mais oito títulos. O Corinthians sempre foi sinônimo de qualidade, tanto é que muitos foram e são até hoje profissionais do futebol”, relembra.

Há exatos 10 anos, Juninho foi integrado à categoria sub-20 e trabalhando paralelamente no time principal:

“Me lembro que tínhamos um orçamento baixo, mas mesmo com muita dificuldade, conquistamos duas competições em cada categoria (dois Metropolitanos e duas Taças Cidade de São Paulo)”.

No ano de 2009, o Corinthians começou uma verdadeira reestruturação no Departamento de Futsal e passou a investir mais. A partir deste período, foi oficializada a parceria com o São Caetano Futsal e Unip (Universidade Paulista).

"Neste ano, dei continuidade na minha carreira profissional no sub 20, lembro que o clube virou uma referência na categoria, foram 13 títulos em cinco anos. Dentre eles, duas vezes a tão sonhada Taça Brasil de clubes. No final de 2012 tenho a oportunidade que tanto sonhava e começou meu ciclo em busca da tão sonhada Liga Nacional”.

Fisicamente, o crescimento do time foi nítido (principalmente no segundo tempo de cada jogo decisivo). Juninho explica o porquê desta diferença em relação aos demais elencos:

“Eu acredito no conjunto de fatores. Não seria justo com todos, eu pensar desta forma, porque muita coisa interfere neste rendimento: *as características dos atletas contribui para isso, *a maneira que treinamos, *o equilíbrio das atividades diárias, entre outras. Estávamos muito forte fisicamente e psicologicamente. Quando você está confiante, tudo conspira a seu favor, os atletas acreditaram no trabalho e a cada acontecimento, íamos nos fortalecendo, não foi à toa que ficamos 13 jogos invictos no campeonato mais forte do mundo”.

LNF: O Foco, o planejamento e o sonho:
“Eu sabia muito bem da responsabilidade que iria enfrentar, eu respirei Corinthians a minha vida profissional toda no futsal, e a conquista da LNF era encarada como a ‘Libertadores do futebol’. Era o desejo de todo torcedor, e que a cada ano que passava esse desejo aumentava. E foi no dia 12/12/2016, explodiu de dentro de nossos corações esse sentimento.


Temos a consciência que entramos pra história do clube, quem não queria estar no meu lugar? Isso vou poder mostrar para o meu filho, Neto e talvez bisnetos (risos). Mas, o mais gratificante são as lembranças, porque você proporcionar a alegria a milhões de corintianos, isso é indescritível”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário